A nossa granola CACAO, biológica e sem glúten, vegan e feita apenas com ingredientes naturais é um dos toppings escolhidos para este delicioso smoothie bowl, porque não há nada como acordar para um smoothie bowl colorido e nutritivo. Pois bem, para esta semana, preparamos um smoothie bowl muito completo e saciante, que contém fruta, superalimentos, frutos secos, proteína, hidratos complexos e gorduras saudáveis.
Atenção: quem diz pequeno-almoço também diz lanche, pois este prato condiz com qualquer altura do dia. Porém, o pequeno-almoço é realmente a refeição mais importante do dia. Depois de uma noite a dormir e várias horas sem comer, é importante tomar um pequeno-almoço equilibrado para repor os níveis de energia que o corpo perdeu durante a noite.
Mas o que são smoothie bowls?
Saborear um smoothie bowl não é a mesma coisa do que beber o típico smoothie, que normalmente é composto apenas por fruta e iogurte ou leite. Na verdade, um smoothie bowl é uma verdadeira refeição, com diferentes camadas de sabor textura e cor. Além disso, quer-se saboreado à colher. Por ter uma consistência mais espessa, os smoothie bowls combinam com diferentes toppings, como granola ou frutos secos. Assim, fornecem-nos a energia necessária para nos mantermos saciados.
INGREDIENTES
1/2 chávena de caju demolhado
Flor de sal
250ml de bebida vegetal
Sumo de limão
Para o smoothie:
2 Bananas maduras (podem ser previamente congeladas)
1 c. sopa Proteína whey ou vegetal (sem sabor)
Creme de caju ou cajus demolhados
Bebida vegetal
2 c. sopa de manteiga de amendoim ligeiramente tostado
1 c. chá de cacau cru em pó
um pouco de Canela
Toppings:
Fatias de Kumquat
Creme de caju
COMO PREPARAR
o creme de caju:
. . . . .
Cobrir com água as castanhas de caju e deixar repousar e demolhar durante a noite ou durante 8 horas.
Passado esse tempo, deitar fora a água e colocar os cajus demolhados num liquidificador.
Acrescentar a bebida vegetal e triturar bem, até ficar um creme.
Acrescentar umas gotas de limão e uma pitadinha de flor de sal.
Guardar no frigorífico, durante 5 dias.
Nota: Podem congelar e assim ter sempre este creme maravilhoso sempre à mão para usar como base em sobremesas ou para preparar este delicioso bowl.
Normalmente tenho sempre cajus já demolhados no congelador. Para usar, coloco em água para descongelar e assim ficam prontos para usar muito mais rápido.
o smoothie bowl:
. . . . .
Colocar todos os ingredientes base num liquidificador, robot de cozinha ou num copo alto para triturar com uma varinha. Triturar tudo muito bem para obter o seu smoothie pronto.
Acrescente apenas a bebida vegetal se necessário. O que queremos é que fique mais espesso que um batido, para aguentar com os outros ingredientes em cima e para o poder servir com uma colher.
para decorar e servir:
. . . . .
Com granola de cacao, porque transforma este bowl, juntando-lhe o crunchy tão característico das nossas granolas e o seu sabor, contribuindo para uma verdadeira experiência gustativa.
Com pedacinhos de chocolino, porque embora seja um chocolate saudável o seu paladar torna este bowl numa perfeita gulodice e numa festa de sabores, que combinam entre eles na perfeição.
As fatias de kumquat ou cunquate em cima do "bolo", para decorar e dar um toque cítrico e especial à festa.
Um pouco de creme de caju, porque faz a diferença!
Bom apetite!
Esperamos que gostes e que partilhes connosco a tua versão!
Partilha connosco o resultado das vossas receitas através da #granolasimplu
Um beijinho e abraço,
Dorina
댓글